Tendências do mercado editorial para 2024 que você precisa saber

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O mercado editorial é um dos setores mais dinâmicos e criativos da economia. A cada ano, surgem novas formas de produzir, distribuir e consumir livros, revistas, jornais e outros tipos de conteúdo impresso ou digital. O ano de 2024 promete ser um ano de muitas mudanças e oportunidades para os profissionais e os amantes da literatura. Neste artigo, apresentamos 10 tendências do mercado editorial que você precisa conhecer.

1. Aumento da demanda por livros digitais

Os livros digitais, ou e-books, já são uma realidade há alguns anos, mas em 2024 eles devem ganhar ainda mais espaço no mercado editorial. Com a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e e-readers, os leitores podem acessar milhares de títulos em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, os livros digitais oferecem vantagens como preços mais baixos, facilidade de armazenamento, interatividade e acessibilidade. Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria PwC, o mercado global de e-books deve crescer 10,9% ao ano até 2024, alcançando um faturamento de US$ 29,4 bilhões. Dentre as tendências do mercado editorial a demanda por livros digitais deve ser um elemento significativo.

2. Crescimento do mercado de audiolivros

Outra forma de consumir livros que vem ganhando cada vez mais adeptos é o audiolivro, ou audiobook. Trata-se de uma gravação em áudio de um livro, que pode ser ouvida em diferentes plataformas, como aplicativos, sites ou podcasts. Os audiolivros são ideais para quem tem pouco tempo para ler, para quem prefere ouvir do que ver, ou para quem quer aprender um novo idioma. Segundo a Associação Americana de Editores de Audiolivros, o mercado de audiolivros nos Estados Unidos cresceu 16% em 2020, atingindo um faturamento de US$ 1,2 bilhão. A tendência é que esse mercado continue crescendo em 2024, impulsionado pela inovação tecnológica, pela diversidade de gêneros e pela qualidade das narrações. Dentre as tendências do mercado editorial o crescimento do mercado de audiolivros deve ser observado.

3. Expansão do mercado de autopublicação

A autopublicação, ou self-publishing, é o processo pelo qual um autor publica o seu próprio livro, sem a intermediação de uma editora. Com a ajuda da internet e de plataformas digitais, como a Amazon, a Kobo e a Smashwords, os autores podem ter mais autonomia, liberdade e lucratividade na publicação dos seus livros. A autopublicação também permite que os autores alcancem um público mais amplo e diverso, que muitas vezes não é atendido pelas editoras tradicionais. Segundo um relatório da empresa de pesquisa Bowker, o número de livros autopublicados nos Estados Unidos aumentou 40% em 2018, chegando a 1,6 milhão de títulos. A expectativa é que esse número continue crescendo em 2024, com o surgimento de novos autores e de novos nichos de mercado.

4. Fortalecimento do mercado de livros independentes

Os livros independentes, ou indie books, são aqueles publicados por editoras de pequeno ou médio porte, que não fazem parte dos grandes grupos editoriais. Essas editoras se caracterizam por terem uma linha editorial mais ousada, criativa e diversa, apostando em autores novos, em gêneros alternativos e em temas relevantes para a sociedade. Os livros independentes também se destacam pela qualidade gráfica, pelo cuidado editorial e pelo engajamento com os leitores. Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), as editoras independentes representam 25% do mercado editorial brasileiro, com um faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2019. A tendência é que esse mercado se fortaleça em 2024, com o apoio de programas de incentivo, de eventos literários e de redes de colaboração.

5. Consolidação do mercado de livros usados

Os livros usados, ou sebos, são aqueles que já foram lidos por outras pessoas e que são vendidos por um preço mais acessível. Os livros usados podem ser encontrados em lojas físicas ou virtuais, que oferecem uma grande variedade de títulos, de gêneros e de edições. Os livros usados são uma ótima opção para quem quer economizar, para quem quer descobrir novos autores, ou para quem quer colecionar livros raros ou antigos. Segundo a Associação Brasileira de Livrarias de Livros Usados (ABELLU), o mercado de livros usados movimentou R$ 1,2 bilhão em 2019, com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. A tendência é que esse mercado se consolide em 2024, com o aumento da demanda, da oferta e da qualidade dos livros usados.

6. Diversificação do mercado de livros infantis e juvenis

Os livros infantis e juvenis são aqueles voltados para o público de 0 a 18 anos, que abrangem diferentes gêneros, como contos, fábulas, romances, quadrinhos, poesias e biografias. Os livros infantis e juvenis têm um papel fundamental na formação de leitores, na educação e na cultura. Eles estimulam a imaginação, a criatividade, o senso crítico, a empatia e a cidadania das crianças e dos jovens. Segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, os livros infantis e juvenis representaram 17,3% do faturamento do mercado editorial brasileiro em 2019, com um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior. A tendência é que esse mercado se diversifique em 2024, com o lançamento de livros que abordem temas como diversidade, sustentabilidade, tecnologia e saúde mental.

7. Internacionalização do mercado de livros brasileiros

O mercado de livros brasileiros é aquele que envolve a produção, a distribuição e o consumo de livros escritos por autores brasileiros ou sobre o Brasil. O mercado de livros brasileiros tem um grande potencial de expansão, tanto no mercado interno quanto no mercado externo. No mercado interno, há um público ávido por conhecer a literatura nacional, que reflete a riqueza e a diversidade da cultura brasileira. No mercado externo, há um interesse crescente pela literatura brasileira, que ganhou visibilidade e reconhecimento nos últimos anos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil exportou US$ 5,6 milhões em livros em 2019, um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior. A tendência é que esse mercado se internacionalize em 2024, com o apoio de políticas públicas, de feiras literárias e de projetos de tradução.

8. Digitalização do mercado de livros didáticos e paradidáticos

Os livros didáticos e paradidáticos são aqueles usados no ensino formal ou informal, que têm como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades e valores aos estudantes. Os livros didáticos e paradidáticos são fundamentais para a qualidade da educação, para o desenvolvimento humano e para a inclusão social. Eles abrangem diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física. Segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, os livros didáticos e paradidáticos representaram 50,4% do faturamento do mercado editorial brasileiro em 2019, com um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior. A tendência é que esse mercado se digitalize em 2024, com o uso de plataformas digitais, de recursos multimídia e de inteligência artificial.

9. Personalização do mercado de livros sob demanda

Os livros sob demanda, ou print on demand, são aqueles que são impressos apenas quando há um pedido de compra, evitando o desperdício de papel, de tinta e de espaço. Os livros sob demanda podem ser personalizados de acordo com as preferências do leitor, como o tamanho, o formato, o papel, a fonte, a capa e o conteúdo. Os livros sob demanda também permitem que os autores e as editoras testem o mercado, lancem edições especiais ou limitadas, ou atendam a demandas específicas. Segundo a empresa de pesquisa Technavio, o mercado global de livros sob demanda deve crescer 9,8% ao ano até 2024, alcançando um faturamento de US$ 4,1 bilhões. Dentre as tendências do mercado editorial a personalização de livros sob demanda ainda tem muito a crescer.

10. Sustentabilidade do mercado de livros ecológicos

Os livros ecológicos, ou eco-books, são aqueles que são produzidos com materiais e processos que respeitam o meio ambiente, como papel reciclado, tinta orgânica, energia renovável e embalagem biodegradável. Os livros ecológicos também têm um conteúdo que promove a conscientização, a educação e a ação ambiental, abordando temas como mudanças climáticas, biodiversidade, consumo consciente e direitos humanos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os livros ecológicos são uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável, para a preservação do patrimônio cultural e para a promoção da paz. A tendência é que esse mercado se torne mais sustentável em 2024, com o apoio de iniciativas, de certificações e de prêmios ambientais.

O mercado editorial é um setor que está em constante transformação e que oferece muitas possibilidades para os profissionais e os leitores. As 10 tendências do mercado editorial apresentadas neste artigo são apenas algumas das que devem marcar o ano de 2024, mas certamente há muitas outras que podem surgir ou se consolidar. O importante é estar atento às novidades, às demandas e às oportunidades que o mercado editorial oferece, e aproveitar ao máximo os benefícios que os livros podem proporcionar. 

Para um ano de muito sucesso, estudar o funcionamento do mercado editorial é muito importante. Para lhe ajudar nesta tarefa, escrevemos um artigo sobre “Como definir o preço do seu livro de forma justa e competitiva?“. Leia!

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Um ano de muito sucesso para todos nós!

3 comentários sobre “Tendências do mercado editorial para 2024 que você precisa saber

  1. Bem interessante o texto. E vamos torcer para que aumente o interesse das pessoas por livros, seja impresso ou digital. E fica a ideia para as editoras buscarem parcerias com as escolas, principalmente as públicas na construção de projetos que estimulem o hábito e a valorização da leitura na comunidade escolar.

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