Quais são os gêneros literários mais populares no Brasil?

Generos-literarios-rapaz-lendo.jpg

A literatura é uma forma de arte que expressa a imaginação, a criatividade, a emoção e o pensamento dos escritores por meio das palavras. Existem diversos tipos de literatura, que são classificados em gêneros literários de acordo com as suas características formais e temáticas. Os gêneros literários podem ser divididos em três grandes grupos: o narrativo, o lírico e o dramático.

O gênero narrativo é aquele que conta uma história, com personagens, enredo, tempo e espaço. Dentro desse gênero, existem vários subgêneros, como o romance, o conto, a novela, a fábula, a crônica, a biografia, entre outros. O gênero lírico é aquele que expressa os sentimentos e as emoções do autor ou do eu lírico, que pode ser um personagem fictício. Esse gênero geralmente é escrito em versos, mas também pode ser em prosa. Alguns subgêneros do gênero lírico são o soneto, a ode, a elegia, o haicai, a canção, etc. O gênero dramático é aquele que representa uma ação por meio de diálogos entre personagens. Esse gênero é destinado à encenação teatral ou cinematográfica. Alguns subgêneros do gênero dramático são a tragédia, a comédia, o drama, o melodrama, o musical, etc.

Quer saber como escrever uma crônica de sucesso? Então leia nosso artigo “Crônica conheças as principais características desse gênero narrativo” e comece logo a escrever!

Mas quais são os gêneros literários mais populares no Brasil? Quais são as preferências dos leitores brasileiros na hora de escolher um livro? Para responder a essas perguntas, podemos analisar alguns dados sobre o mercado editorial brasileiro nos últimos anos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Folha de S.Paulo em 2019, os livros de ficção foram os mais vendidos no Brasil naquele ano, representando 21% do total de vendas. Dentro da ficção, os subgêneros mais populares foram o romance (8%), a fantasia (4%), o suspense (3%) e a ficção científica (2%). Os livros de não ficção ficaram em segundo lugar nas vendas, com 19% do total. Nessa categoria, se destacaram os subgêneros de autoajuda (7%), biografia (4%), história (3%) e religião (2%). Os livros infantis e juvenis ocuparam o terceiro lugar nas vendas, com 18% do total. Nesse segmento, os subgêneros mais procurados foram os de aventura (6%), humor (4%), educação (3%) e poesia (2%).

Outra fonte de informação sobre os gêneros literários mais populares no Brasil é o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura nacional. O prêmio foi criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro e contempla diversas categorias de livros publicados no Brasil em português. Em 2020, as categorias premiadas foram: romance literário; conto; crônica; poesia; romance de entretenimento; história em quadrinhos; livro infantil; livro juvenil; biografia; documentário; reportagem; ensaio social; ensaio de humanidades; ciências; economia criativa; projeto gráfico; ilustração; tradução; inovação; fomento à leitura; livro brasileiro publicado no exterior.

Analisando os vencedores do Prêmio Jabuti nos últimos anos, podemos observar que alguns gêneros literários se repetem com frequência nas premiações. Entre eles estão: romance literário; conto; crônica; poesia; biografia; ensaio social; ensaio de humanidades e ciências. Esses gêneros revelam o interesse dos leitores brasileiros por obras que abordam temas como identidade, memória, cultura, política, sociedade e conhecimento.

Gêneros literários mais populares no Brasil: Top 4

  • Literatura de ficção: Esse é o gênero literário mais popular no Brasil, representando 21% das vendas de livros em 2019. A literatura de ficção é aquela que cria histórias imaginárias, com personagens, cenários e acontecimentos fictícios. Dentro desse gênero, existem vários subgêneros, como romance, fantasia, suspense, ficção científica, entre outros. Alguns exemplos de obras de ficção são: O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien; O Código Da Vinci, de Dan Brown; 1984, de George Orwell; etc.
  • Autoajuda: Esse é o segundo gênero literário mais vendido no Brasil, com 19% das vendas em 2019. A autoajuda é um tipo de literatura que oferece conselhos e orientações para os leitores resolverem seus problemas pessoais ou profissionais, buscando o desenvolvimento pessoal, a felicidade e o sucesso. Alguns subgêneros da autoajuda são: espiritualidade, motivação, relacionamento, finanças, saúde, etc. Alguns exemplos de livros de autoajuda são: O Segredo, de Rhonda Byrne; Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill; O Poder do Agora, de Eckhart Tolle; etc.
  • História em quadrinhos: Esse é o terceiro gênero literário mais procurado pelos brasileiros, com 18% das vendas em 2019. A história em quadrinhos é uma forma de arte que combina texto e imagem para contar uma história. Ela pode ser impressa ou digital, colorida ou preto e branco, humorística ou dramática, realista ou fantástica. Alguns subgêneros da história em quadrinhos são: mangá, graphic novel, super-herói, terror, etc. Alguns exemplos de histórias em quadrinhos são: Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa; Maus, de Art Spiegelman; Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons; etc.
  • Livros científicos ou de não-ficção: Esse é o quarto gênero literário mais lido no Brasil, com 17% das vendas em 2019. Os livros científicos ou de não-ficção são aqueles que apresentam informações baseadas em fatos reais ou comprovados cientificamente. Eles podem abordar temas como história, geografia, biologia, física, matemática, psicologia, sociologia, etc. Alguns subgêneros dos livros científicos ou de não-ficção são: biografia, documentário, reportagem, ensaio, etc. Alguns exemplos de livros científicos ou de não-ficção são: Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking; Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari; O Gene: Uma História Íntima

Portanto, podemos concluir que os gêneros literários mais populares no Brasil são aqueles que oferecem aos leitores uma diversidade de histórias, sentimentos, informações e reflexões. Seja na ficção ou na não ficção, na prosa ou no verso, no teatro ou nas telas, a literatura brasileira é rica e variada, capaz de atender aos mais diferentes gostos e necessidades dos leitores.

Deixe uma resposta