O que é ficha de personagem e como ela pode lhe ajudar ao escrever seu livro?

O que é ficha de personagem e como ela pode lhe ajudar ao escrever seu livro?

Se você é um escritor iniciante ou experiente, provavelmente já se deparou com a dúvida: como criar personagens interessantes, complexos e coerentes para a sua história? Uma das ferramentas mais úteis para esse processo é a ficha de personagem, um documento que reúne as principais informações sobre cada um dos seus protagonistas, coadjuvantes e antagonistas.

A ficha de personagem pode conter desde dados básicos, como nome, idade, aparência física e profissão, até aspectos mais profundos, como personalidade, motivações, conflitos, traumas, sonhos e medos. O objetivo é que você conheça bem os seus personagens, entenda as suas ações e reações, e consiga transmitir isso para o leitor de forma natural e envolvente.

Mas como fazer uma ficha de personagem? Existem diversos modelos e métodos que você pode seguir, mas o mais importante é que você adapte a ficha às suas necessidades e ao seu estilo de escrita. Você pode usar um software específico, um documento de texto, uma planilha ou até mesmo um caderno. Você pode preencher a ficha antes de começar a escrever o seu livro, durante o processo ou depois de terminá-lo. Você pode fazer uma ficha detalhada ou apenas anotar os pontos essenciais. Você pode seguir um roteiro pronto ou criar o seu próprio.

Para ilustrar melhor como fazer uma ficha de personagem, vamos usar como exemplo o personagem Harry Potter, da famosa série de livros de J.K. Rowling. Veja como poderia ser uma ficha simples para ele:

Nome: Harry James Potter
Idade: 11 anos (no primeiro livro)
Aparência física: magro, cabelos pretos e bagunçados, olhos verdes, cicatriz em forma de raio na testa
Profissão: estudante de magia na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Personalidade: corajoso, leal, curioso, impulsivo, modesto
Motivações: descobrir a verdade sobre seus pais e sua origem; derrotar o bruxo das trevas Voldemort; proteger seus amigos e o mundo mágico
Conflitos: enfrentar os perigos e mistérios que cercam Hogwarts; lidar com a fama indesejada; superar os traumas do passado; resistir à tentação do poder
Traumas: perder os pais quando era bebê; viver com os tios abusivos; ser perseguido por Voldemort
Sonhos: ter uma família feliz; ser um grande bruxo; viver em paz
Medos: perder seus amigos; fracassar em sua missão; se tornar igual a Voldemort

Essas são apenas algumas das informações que você pode incluir na sua ficha de personagem. Você pode adicionar outras categorias que julgar relevantes para a sua história, como hobbies, habilidades, defeitos, manias, segredos etc.

O que importa é que você use a ficha de personagem como uma ferramenta para desenvolver os seus personagens e torná-los mais reais e interessantes para o leitor. A ficha de personagem pode lhe ajudar a:

  • Evitar inconsistências na caracterização dos personagens;
  • Criar arcos de transformação coerentes e convincentes;
  • Estabelecer relações entre os personagens que façam sentido e gerem conflito;
  • Enriquecer a sua história com detalhes que mostrem a personalidade e a história dos personagens;
  • Evitar clichês e estereótipos que possam comprometer a credibilidade dos personagens.

A ficha de personagem é uma ferramenta poderosa para quem quer escrever um livro de qualidade. Mas lembre-se: ela não é uma camisa de força que limita a sua criatividade. Você pode mudar ou acrescentar informações conforme a sua história evolui. O importante é que você conheça os seus personagens tão bem quanto conhece a si mesmo.

3 comentários sobre “O que é ficha de personagem e como ela pode lhe ajudar ao escrever seu livro?

  1. Aqui… eu mesmo fiz meu modelo de fichas de personagens fictícias literárias… veja se estas fichas aqui, de minha autoria estão bem em conta: https://saviochristi3.blogspot.com/2023/10/fichas-basicas-e-complementares-das.html!

    No caso, fiz as fichas das protagonistas femininas fictícias, da Saga Confusões Conjuntas (treze livros de comédia dramática, pastelão e maluca)… que são Marihá Borges e Carvalho (líder do trio e astrônoma emotiva), Hairan Zucchero (sua amiga de longa data e tradutora e modelo briguenta) e Anne Borges e Carvalho (sua irmã mais nova e arquiteta centrada), sabe?

    Ah, sim: omiti “algumas coisinhas” das fichas das três… para não ficar dando spoiler… pois o oitavo livro se chama: “Confusões Conjuntas: As Biografias do Trio”, cujo título já é altamente sugestivo no fim das contas! Pode crer aí?

    E, no mais, esse seu conteúdo é um assunto fantabuloso na realidade! Firmeza e tranquilidade?

  2. Obrigado, sou adolescente e estou descobrindo o que é ser um escritor. Nunca escrevi nada antes, mas tenho uma ideia e estou escrevendo um livro, enfim, obrigado pelas dicas!

    1. Boa tarde, David. Agradecemos o seu comentário. Em nosso blog traremos diariamente artigos sobre escrita, leitura, autopublicação e mercado editorial. Esperamos contribuir um pouquinho para o desenvolvimento de novos escritores e leitores. Siga-nos no Instagram e/ou assine nosso blog e fique por dentro das novidades. Abraços!

Deixe uma resposta