Como escrever um livro infantil incrível para cada idade do leitor

livro infantil. adorable blur bookcase books

Está pensando em escrever um livro infantil? Você sabia que o mercado de livros infantis é um dos que mais cresce no Brasil? Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), as vendas desse segmento aumentaram 28% de 2015 para 2016. Além disso, uma pesquisa de 2019 mostrou que 67% das crianças entre 5 e 10 anos são leitoras, assim como 84% das que têm entre 11 e 13 anos.

Isso significa que há uma grande demanda por obras de qualidade, criativas e educativas para esse público. Mas como escrever um livro infantil que atenda às expectativas e necessidades de cada faixa etária? Quais são os recursos certos para cada idade? Como escolher o tema, o gênero, a linguagem e as ilustrações?

Neste post, vamos te dar algumas dicas práticas e eficientes para você se tornar um autor infantil de sucesso. Acompanhe!

Conheça as fases do leitor infantil

Antes de começar a escrever um livro infantil, é fundamental conhecer as diferentes fases do leitor infantil. Cada uma delas tem características próprias, que influenciam na forma como a criança se relaciona com os livros, compreende as histórias e desenvolve suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais.

De acordo com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), as fases do leitor infantil são:

  • Pré-leitor: abrange a primeira e a segunda infância, ou seja, crianças entre 15 meses e 6 ou 7 anos. Nessa fase, a criança está descobrindo o mundo ao seu redor, aprendendo a nomear as coisas, desenvolvendo sua linguagem oral e sua sensibilidade. Os livros para essa fase devem ter mais recursos visuais, como imagens, cores, formas e texturas, que estimulem a curiosidade e a imaginação da criança. As histórias devem ser simples, divertidas e repetitivas, com rimas, sons e gestos. Os personagens devem ser familiares ou fantásticos, mas sempre com uma moral clara e dualista (bem x mal).
  • Leitor iniciante: corresponde à idade entre 6 e 8 anos. Nessa fase, a criança já está aprendendo a ler e a escrever, mas ainda precisa de um mediador (adulto ou mais velho) para estimular e orientar sua leitura. Os livros para essa fase devem ter uma linguagem simples, direta e objetiva, com frases curtas e vocabulário adequado. As imagens ainda são importantes, mas devem acompanhar o texto. As histórias devem ser engraçadas, aventurescas ou fantásticas, com conflitos bem definidos e soluções criativas. Os personagens devem ser identificáveis ou admiráveis, mas sempre com valores positivos.
  • Leitor em processo: abrange a idade entre 8 e 10 anos. Nessa fase, a criança já tem mais autonomia e capacidade de concentração para ler sozinha. Ela também já desenvolveu melhor seu raciocínio lógico, sua memória e sua compreensão de mundo. Os livros para essa fase devem ter uma linguagem mais elaborada, mas ainda acessível, com frases mais longas e vocabulário mais rico. As imagens são opcionais, mas podem complementar o texto. As histórias devem ser desafiadoras, surpreendentes ou humorísticas, com reviravoltas e situações inesperadas. Os personagens devem ser complexos ou contraditórios, mas sempre com uma evolução ou aprendizado.
  • Leitor fluente: corresponde à idade entre 10 e 12 anos. Nessa fase, a criança já tem maior domínio da leitura e da escrita, podendo ler diferentes gêneros e estilos literários. Ela também já desenvolveu seu pensamento abstrato, sua capacidade crítica e sua identidade pessoal. Os livros para essa fase devem ter uma linguagem mais sofisticada, mas ainda atraente, com frases variadas e vocabulário diversificado. As imagens são dispensáveis, mas podem enriquecer o texto. As histórias devem ser reflexivas, emocionantes ou inspiradoras, com temas relevantes e atuais. Os personagens devem ser realistas ou simbólicos, mas sempre com uma personalidade e uma voz próprias.
  • Leitor crítico: corresponde à idade a partir de 12 ou 13 anos. Nessa fase, a criança já se tornou um adolescente, com maior autonomia, maturidade e senso crítico. Ela já pode ler qualquer tipo de livro, desde que seja de seu interesse e gosto. Os livros para essa fase devem ter uma linguagem adequada ao público-alvo, com frases bem construídas e vocabulário amplo. As imagens são desnecessárias, mas podem ilustrar o texto. As histórias devem ser originais, envolventes ou provocativas, com temas polêmicos ou controversos. Os personagens devem ser autênticos ou questionadores, mas sempre com uma visão de mundo e uma atitude diante da vida.

Escolha o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil

Depois de conhecer as fases do leitor infantil, você deve escolher o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil. O tema é o assunto principal da sua história, que pode ser educativo, informativo ou lúdico. O gênero é a forma como você vai contar a sua história, que pode ser narrativo (conto, fábula, crônica), lírico (poema, canção, haicai) ou dramático (teatro, roteiro, diálogo). O estilo é a maneira como você vai usar a linguagem, que pode ser formal ou informal, simples ou complexa, direta ou indireta.

Para escolher o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil, você deve levar em conta:

  • O seu objetivo: qual é a mensagem que você quer passar para as crianças? Qual é a intenção do seu livro? Educar, informar ou divertir?
  • O seu público: qual é a faixa etária do seu leitor? Qual é o seu nível de leitura? Quais são os seus interesses e preferências?
  • O seu talento: qual é o seu domínio da linguagem? Qual é o seu gosto literário? Quais são as suas habilidades e dificuldades como escritor?

A partir dessas questões, você pode definir o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil. Por exemplo:

  • Se o seu objetivo é educar as crianças sobre a importância da alimentação saudável, você pode escolher um tema como “frutas e verduras”, um gênero como “fábula” e um estilo como “simples e divertido”.
  • Se o seu objetivo é informar as crianças sobre a história do Brasil, você pode escolher um tema como “descobrimento”, um gênero como “narrativa histórica” e um estilo como “informativo e ilustrado”.
  • Se o seu objetivo é divertir as crianças com histórias de fantasia, você pode escolher um tema como “magia”, um gênero como “conto de fadas” e um estilo como “criativo e envolvente”.

Crie personagens cativantes e uma trama envolvente

Após definir o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil, você deve criar personagens cativantes e uma trama envolvente. Os personagens são os seres que protagonizam a sua história, que podem ser humanos, animais ou fantásticos. A trama é o conjunto de acontecimentos que compõem a sua história, que devem ter um início, um meio e um fim.

Para criar personagens cativantes e uma trama envolvente, você deve levar em conta:

  • A caracterização: como são os seus personagens? Quais são as suas características físicas, psicológicas e sociais? Quais são os seus nomes, apelidos e bordões?
  • A personalidade: como agem os seus personagens? Quais são as suas motivações, desejos e conflitos?
  • A ação: o que acontece na sua história? Quais são os eventos principais, secundários e paralelos? Quais são os pontos de virada, o clímax e o desfecho?
  • A ambientação: onde e quando se passa a sua história? Quais são os cenários, os objetos e os detalhes que compõem o espaço e o tempo da narrativa?
  • A narração: quem conta a sua história? Qual é o ponto de vista, a voz e o tom do narrador? Qual é a relação entre o narrador e os personagens?

A partir desses elementos, você pode criar personagens cativantes e uma trama envolvente. Por exemplo:

Se você escolheu um tema como “frutas e verduras”, um gênero como “fábula” e um estilo como “simples e divertido”, você pode criar personagens como uma maçã, uma cenoura e um brócolis, que vivem em uma horta e enfrentam as ameaças de um coelho faminto. A trama pode ser uma aventura em que eles precisam se unir para escapar do coelho e aprender sobre os benefícios de cada alimento. A ambientação pode ser uma horta colorida e animada, com outros vegetais e insetos. A narração pode ser feita em terceira pessoa, com uma linguagem simples e divertida, com rimas e humor.

Se você escolheu um tema como “descobrimento”, um gênero como “narrativa histórica” e um estilo como “informativo e ilustrado”, você pode criar personagens como Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha e os índios tupinambás, que participam do primeiro contato entre portugueses e brasileiros. A trama pode ser uma reconstituição dos fatos históricos, com base em documentos e pesquisas. A ambientação pode ser o litoral brasileiro em 1500, com paisagens, animais e costumes da época. A narração pode ser feita em primeira pessoa, com uma linguagem informativa e ilustrada, com citações e imagens.

Se você escolheu um tema como “magia”, um gênero como “conto de fadas” e um estilo como “criativo e envolvente”, você pode criar personagens como uma princesa, um dragão e um feiticeiro, que vivem em um reino encantado e enfrentam as maldições de uma bruxa. A trama pode ser uma fantasia em que eles precisam encontrar um tesouro mágico para salvar o reino da bruxa. A ambientação pode ser um reino encantado, com castelos, florestas e criaturas mágicas. A narração pode ser feita em terceira pessoa, com uma linguagem criativa e envolvente, com metáforas e diálogos.

Revise, edite e publique o seu livro infantil

Depois de criar personagens cativantes e uma trama envolvente, você deve revisar, editar e publicar o seu livro infantil. A revisão é o processo de corrigir os erros de ortografia, gramática, pontuação e coerência do seu texto. A edição é o processo de melhorar a estrutura, o estilo, o ritmo e a clareza do seu texto. A publicação é o processo de transformar o seu texto em um livro físico ou digital, com capa, ilustrações, diagramação e distribuição.

Para revisar, editar e publicar o seu livro infantil, você deve levar em conta:

  • A qualidade: o seu texto está bem escrito? O seu texto está adequado ao tema, ao gênero e ao estilo escolhidos? O seu texto está adequado à fase do leitor infantil que você quer atingir?
  • A originalidade: o seu texto é original? O seu texto tem algo de novo ou diferente dos outros livros infantis já existentes? O seu texto tem a sua marca pessoal como autor?
  • A viabilidade: o seu texto é viável? O seu texto tem potencial para atrair leitores, editores e ilustradores? O seu texto tem potencial para se tornar um livro físico ou digital?

A partir desses critérios, você pode revisar, editar e publicar o seu livro infantil. Por exemplo:

  • Se você escreveu um texto sobre frutas e verduras, você pode revisar o seu texto procurando por erros de ortografia, gramática, pontuação e coerência. Você pode editar o seu texto melhorando a estrutura, o estilo, o ritmo e a clareza. Você pode publicar o seu texto transformando-o em um livro físico ou digital, com uma capa colorida, ilustrações divertidas, diagramação simples e distribuição online ou em livrarias.
  • Se você escreveu um texto sobre o descobrimento, você pode revisar o seu texto procurando por erros de ortografia, gramática, pontuação e coerência. Você pode editar o seu texto melhorando a estrutura, o estilo, o ritmo e a clareza. Você pode publicar o seu texto transformando-o em um livro físico ou digital, com uma capa informativa, ilustrações históricas, diagramação didática e distribuição online ou em escolas.
  • Se você escreveu um texto sobre magia, você pode revisar o seu texto procurando por erros de ortografia, gramática, pontuação e coerência. Você pode editar o seu texto melhorando a estrutura, o estilo, o ritmo e a clareza. Você pode publicar o seu texto transformando-o em um livro físico ou digital, com uma capa criativa, ilustrações fantásticas, diagramação envolvente e distribuição online ou em bibliotecas.

Conclusão

Escrever um livro infantil é uma tarefa desafiadora, mas também gratificante. Você pode criar histórias que encantem, ensinem e inspirem as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento como leitores e como pessoas.

Para isso, você precisa conhecer as fases do leitor infantil, escolher o tema, o gênero e o estilo do seu livro infantil, criar personagens cativantes e uma trama envolvente, revisar, editar e publicar o seu livro infantil. Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para se tornar um autor infantil de sucesso.

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