A Jornada do Herói é um conceito de narrativa que descreve as etapas comuns de uma aventura mitológica, em que um herói sai de seu mundo cotidiano, enfrenta desafios e provações, aprende lições, conquista uma vitória e retorna transformado. Esse conceito foi popularizado pelo escritor e mitólogo americano Joseph Campbell, que estudou diversas histórias e mitos de diferentes culturas e identificou um padrão básico que ele chamou de monomito. Conhecer essa estrutura narrativa pode lhe auxiliar a criar uma trama literária envolvente. Vamos juntos?
Quem foi Joseph Campbell?
Joseph John Campbell nasceu em 1904, em Nova York, e desde cedo se interessou por mitologia e religião. Ele estudou literatura e línguas na Universidade de Columbia e depois fez doutorado em filosofia na Universidade de Paris. Ele lecionou em várias instituições, como a Universidade Sarah Lawrence, onde ficou por 38 anos. Ele escreveu vários livros sobre mitologia comparada, sendo o mais famoso “O Herói de Mil Faces”, publicado em 1949. Nesse livro, ele apresenta a estrutura da Jornada do Herói e analisa exemplos de diversas tradições. Ele também ficou conhecido por suas palestras e entrevistas, especialmente a série “O Poder do Mito”, transmitida pela televisão em 1988. Ele morreu em 1987, aos 83 anos.
Segundo Campbell, a Jornada do Herói pode ser dividida em 17 etapas, agrupadas em três fases principais: a partida, a iniciação e o retorno. Essas etapas não são obrigatórias nem fixas, podendo variar de acordo com cada história. Vejamos cada uma delas:
Jornada do Herói: A partida
- O mundo comum: é o ambiente normal do herói, onde ele vive sua rotina e seus problemas cotidianos.
- O chamado à aventura: é o evento ou situação que desperta o interesse ou a necessidade do herói por uma mudança, por um desafio ou por uma missão.
- A recusa do chamado: é a hesitação ou resistência do herói em aceitar o chamado, por medo, insegurança, dúvida ou apego ao seu mundo comum.
- O encontro com o mentor: é o momento em que o herói recebe orientação, conselho, ajuda ou incentivo de alguém mais experiente ou sábio, que pode ser uma pessoa, um animal, um objeto ou uma força sobrenatural.
- A travessia do primeiro limiar: é a decisão do herói de deixar seu mundo comum e entrar no mundo desconhecido da aventura, onde ele enfrentará novos perigos e oportunidades.
- O ventre da baleia: é a etapa em que o herói se separa completamente do seu mundo comum e se submete a uma provação inicial que simboliza sua morte e renascimento para a nova realidade.
Jornada do Herói: A iniciação
- A estrada dos testes: é o conjunto de obstáculos, conflitos, tentações e aliados que o herói encontra ao longo da sua jornada, que servem para testar sua coragem, habilidade e caráter.
- O encontro com a deusa: é o momento em que o herói experimenta um amor profundo ou uma união com uma força feminina que representa a vida, a beleza, a sabedoria ou a inspiração.
- A mulher como tentadora: é a etapa em que o herói é seduzido ou distraído por uma força feminina que representa o perigo, a ilusão, o pecado ou a morte.
- A reconciliação com o pai: é o momento em que o herói confronta ou se harmoniza com uma figura de autoridade ou poder que representa seu pai biológico ou simbólico.
- A apoteose: é a etapa em que o herói alcança um estado de iluminação, transcendência ou paz interior, que o prepara para o seu maior desafio.
- A conquista do elixir: é o clímax da jornada, em que o herói enfrenta seu maior inimigo ou obstáculo e obtém seu objetivo ou recompensa, que pode ser um tesouro, um conhecimento, uma cura ou uma vitória.
Jornada do Herói: O retorno
- A recusa do retorno: é a hesitação ou resistência do herói em voltar para o seu mundo comum, por preferir ficar no mundo da aventura ou por achar que não será aceito ou compreendido.
- O voo mágico: é a fuga do herói do mundo da aventura, que pode ser facilitada ou dificultada por forças sobrenaturais ou inimigas.
- O resgate do exterior: é o momento em que o herói recebe ajuda de alguém ou de algo para escapar do perigo ou da morte e completar sua jornada.
- O cruzamento do limiar de retorno: é a decisão do herói de voltar para o seu mundo comum e integrar sua experiência e sua recompensa à sua vida normal.
- A maestria dos dois mundos: é a etapa final em que o herói se torna um mestre, um líder ou um exemplo para os outros, pois consegue equilibrar e harmonizar os aspectos do seu mundo comum e do seu mundo da aventura.
A jornada do herói é um modelo narrativo que pode ser encontrado em diversas obras atuais, como filmes, livros, séries, jogos, etc. Alguns exemplos são: O Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter, Matrix, O Rei Leão, Mulan, Os Vingadores, entre outros.
E, então? Você conhece reconhecer esta estrutura narrativa em outras obras? Deixem suas opiniões nos comentários.