Tudo sobre ISBN: o que é ISBN e como comprar

ISBN COOL

Nesse artigo você aprenderá sobre a história do ISBN e apresentaremos os motivos de sua criação. Além disso, você conhecerá as entidades responsáveis pelo ISBN no Brasil e no mundo. Por fim, apresentaremos a estrutura de um número de ISBN e, o mais importante, lhe mostraremos como comprar o ISBN de sua publicação.

De acordo com a legislação vigente, o registro de ISBN, juntamente com a ficha catalográfica, é um dos elementos obrigatórios nas publicações brasileiras. A obtenção do registro de ISBN demanda tempo e paciência para quem não está familiarizado com os procedimentos da Agência Brasileira.

O que é o registro de ISBN?

O ISBN é um sistema padronizado que identifica numericamente os livros (e softwares) de maneira a individualizá-los. Como você já deve supor, a partir de um registro de ISBN é possível identificar um livro quanto ao título, o autor, a editora, o país e a edição. Quando o registro de ISBN é atribuído para uma obra, o número fixado só se aplica àquele título e edição. O número atribuído não se repete jamais em outra obra em qualquer parte do mundo. O significado de ISBN é International Standard Book Number.

Devido ao crescente número de publicações impressas na década de 1960, percebeu-se a necessidade de um número padronizado que individualizasse cada obra perante as demais. Para solucionar essa questão, editores ingleses criaram o ISBN em 1967. Em pouco tempo, passou a ser amplamente utilizado no continente europeu e nos Estados Unidos.  Foi oficializado em 1972, como norma internacional pela International Organization for Standartization – ISO 2108 – 1972. Atualmente, o sistema se espalhou pelo mundo e agora existem mais de 160 agências regionais de registro, fornecendo códigos para mais de 200 países e territórios.

Uma grande vantagem de um sistema numérico padronizado é a quebra de barreiras linguísticas, facilitando a circulação e comercialização das obras internacionalmente. Além disso, um sistema versátil como esse facilita a troca de arquivos digitais e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados. Ele simplifica a busca e a atualização bibliográfica e colabora diretamente com a integração cultural entre os povos.

Quais são as entidades responsáveis?

O ISBN é gerido no âmbito mundial pela Agência Internacional do ISBN e no âmbito regional, pelas agências nacionais. No Brasil, a Agência Brasileira do ISBN é representada pela Câmara Brasileira do Livro.

A Agência Internacional faz parte da International Organization for Standardization (ISO). Resumidamente, o ISO é o órgão internacional que cria regras padronizadas nas mais variadas áreas do conhecimento.

A Agência Internacional atua globalmente para a criação de regras e regulação dos padrões do número de ISBN. Entre as funções da Agência Internacional destacam-se:

  • Definir as Agências Regionais
  • Atribuir prefixos e intervalos exclusivos de grupo
  • Garantir a isonomia mundial do sistema
  • Orientar as Agências Regionais.

O conselho da Agência Internacional se reúne duas vezes por ano para discutir as principais questões que afetam o sistema. São membros desse conselho representantes das Agências Regionais e outras entidades como a International Publishers Association, GS1, Cerlalc, European & International Booksellers Federation e a International Federation of Library Associations & Institutions.

A Agência Brasileira iniciou suas atividades no Brasil em 1978, sendo mantida pela Biblioteca Nacional por mais de 40 anos. Em março de 2020, a Agência Brasileira passou para o controle da Câmara Brasileira do Livro. São funções da Agência Brasileira e demais agências regionais:

  • Garantir, criar, gerenciar e manter os metadados em sua região;
  • Garantir o fornecimento constante dos registros de ISBN;
  • Corrigir os metadados incorretos imprecisos;
  • Disponibilizar os metadados para as outras agências regionais e usuários;
  • Promover, educar e treinar os profissionais do livro para a utilização do sistema localmente.

Como é composto o número de ISBN?

O número de ISBN funciona como um CPF para livros e outras publicações monográficas, como softwares e apostilas. Cada número é criado por meio de uma combinação de 13 dígitos que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.

Os três primeiros dígitos se trata do código Gtin e são determinados pelo GS1, entidade internacional que gerencia códigos de barras de todos produtos comercializados atualmente. No caso do livro, é usado o código 978. Logo após do código Gtin, entra o grupo registrante, que identifica o país, a região geográfica ou a área de idioma. O Brasil é identificado pelos códigos 85 e 65. Logo em seguida, há o elemento registrante que informa o editor do livro. O comprimento deste elemento varia de acordo com o número esperado de edições do editor e pode conter até 7 dígitos. Há ainda o número da publicação, que pode conter até 6 dígitos. E por último, o dígito de controle ou dígito verificador, ele garante que os números atribuídos sejam únicos e exclusivos em todo o mundo.

O que é o Código de barras?

O código de barras é uma representação gráfica do número ISBN. A decodificação dos dados é realizada por um leitor de código de barras comum (o mesmo encontrado em supermercados). Em outras palavras, o código de barras é criado a partir do número de ISBN atribuído a sua obra.

O código de barras é utilizado principalmente em publicações impressas. Eles são importantes para os sistemas de controle de estoque de livrarias e editoras. Portanto, se pretende vender seu livro fisicamente em livrarias do comércio varejista, o código de barras é obrigatório. Já para eBooks, apenas a representação numérica é suficiente.

Tudo sobre ISBN: Exemplo de um código de barras criado a partir de um ISBN
Exemplo de um código de barras

Como comprar o ISBN de meu livro?

Existem algumas possibilidades para você comprar seu ISBN. A primeira possibilidade é retirar o registro diretamente na Agência Brasileira do ISBN. Outra possibilidade, é retirar seu ISBN por meio de uma editora. Além disso, existem profissionais especializados que podem lhe oferecer um serviço rápido e sem dor de cabeça.

Para solicitar seu registro diretamente na Agência Brasileira, basta acessar o site da Câmara Brasileira do Livro e se cadastrar. Será necessário o preenchimento de seus dados pessoais e dados da sua empresa. Após realizado o cadastro, você terá acesso ao painel de serviços, onde poderá comprar seu ISBN.

Existem algumas editoras no mercado que vendem o ISBN a partir de seu prefixo editorial. Caso esteja direcionado a contratar um serviço desse segmento, é importante conhecer detalhadamente as condições do serviço oferecido.

Por fim, os profissionais especializados lhe oferecerão uma assessoria para a retirada de seu número de ISBN. Da mesma forma do exposto para as editoras, deve-se atentar para as condições estabelecidas, principalmente, o prazo de entrega.

A eDOC BRASIL pode intermediar todo o processo de obtenção de ISBN de sua publicação junto à Agência Brasileira. Oferecemos um atendimento diferenciado para autores independentes. Condições especiais para editoras, ONGs e outras empresas interessadas em retirar seu prefixo editorial. Fazemos toda a gestão de solicitações de registros de ISBN de sua empresa. Consulte nossos preços e demais condições para você comprar ISBN de sua publicação.

Agradecemos a sua leitura. Nos esforçaremos para manter esse post atualizado. Caso tenham alguma sugestão de atualizações, deixem seus comentários. E, caso precisem de nossos serviços de registro de ISBN, conte conosco!

24 comentários sobre “Tudo sobre ISBN: o que é ISBN e como comprar

  1. Boa tarde eu registrei o isbn de um e-book pela instituição que trabalho no
    Entanto não é uma editora acadêmica. Eu posso solicitar alteração desse isbn para outra editora. É e-book de publicações de pesquisa de livre acesso.

  2. Bom dia. tenho uma editora e quero publicar uma obra de autor independente (com a sua permissão) já registrada no ISBN. Como proceder?

  3. Boa noite. Registrei um texto com ISBN para participar de um prêmio de publicação de poesia em que não fui aprovada. Acontece que tanto mudei o texto do livro como quero participar de outro edital que exige que a obra não possua Isbn. O que fazer?

    1. Olá, Luciana! Agradecemos o seu comentário. A legislação atual torna a presença do registro de ISBN obrigatória nos livros publicados aqui no Brasil. Soa estranho um edital exigir que um livro não possua ISBN. De qualquer maneira, acredito que bastará você não mencionar o ISBN registrado no manuscrito que encaminhar para a comissão avaliadora do edital. Por fim, recomendo que consulte o edital minuciosamente ou que entre em contato com os organizadores do prêmio literário. Espero ter ajudado!

  4. Olá, para registro de uma obra de material didatico a ser vendido para escolas basicas, os autores de cada matéria precisam ter diploma universitário? Grata pela resposta.

    1. Boa tarde Maristela. Agradeço sua participação. Infelizmente, não temos conhecimento a respeito desse assunto. Um grande abraço!

  5. Boa tarde. Tenho um livro que foi publicado por uma gráfica e eu estou querendo fazer uma segunda edição para vendê-lo pela internet. Preciso fazer um novo ISBN? Ou eu posso usar o registro do Escritório de Direitos Autorais que eu fiz depois?

    1. Olá Denise. Sua pergunta é muito pertinente! Muito obrigado por participar de nossa discussão. Sua dúvida abrange duas questões distintas. 1) Reutilização do ISBN e 2) Registro de Direitos Autorais. O registro de ISBN que você utilizou na obra impressa não pode ser utilizado novamente na obra digital. De acordo com as regras atuais da Agência do ISBN, deve-se atribuir um novo número de ISBN para cada formato de uma mesma obra. Já o registro de direitos autorais você não precisa se preocupar em criar um novo registro, uma vez que o conteúdo do livro continua inalterado. Espero ter ajudado!

  6. Boa noite. Se eu fizer alterações em uma obra, consequentemente terei que trocar o ISBN. É necessário trocar a edição também? Ou posso manter com primeira edição e usar a palavra atualizada.

    1. Bom dia Angela. Agradecemos seu comentário. Se houver alterações significativas no conteúdo da obra, deve-se atualizar a edição para “Segunda edição” e retirar novo registro de ISBN. Entretanto, se as alterações restringem-se a revisão ortográfica e gramatical, você pode manter o mesmo ISBN e a mesma edição. Nesse caso, você pode incluir 1.ed rev. atual. Espero ter ajudado.

  7. Boa noite, tenho uma dúvida.
    É possível solicitar o cancelamento ou exclusão de um ISBN já registrado?
    Por exemplo, cometi um erro no registro, terei que fazer outro, posso excluir ou cancelar o anterior?
    Agradeço a atenção em responder.

    1. Bom dia Ana. Sua pergunta é muito importante. Uma vez atribuído o número de ISBN para uma obra, não é possível cancela-lo. No novo sistema da Agência Brasileira é possível editar e corrigir os dados de um número de ISBN vinculado ao seu cadastro. Agradecemos sua participação! 🙂

      1. Bom dia.
        Publiquei um livro por uma editora e foi retirado o ISBN, após cinco meses ela fechou. Vou precisar tirar outro ISBN, outro código de barras e outra ficha catalográfica do livro para lançar como autora independente?

        1. Boa tarde Adriana. Toda nova edição necessita de um novo registro de ISBN, código de barras e ficha catalográfica. Caso apenas reimprima o seu livro, então não seria necessário. De qualquer maneira, assegure-se de checar o contrato que assinou com a editora para se resguardar de problemas futuros. Abraços!

  8. Boa tarde! Pessoal estava numa leitura na página de vcs e resolvi tirar uma dúvida. Fui tentar fazer o pedido do meu ISBN pela CBL e a Internet ficou inconstante, sai e quando retornei o meu cadastro não completou mais. Depois de várias tentativas não deu, aí meu irmão foi lá se inscreveu e pediu isbn, no preenchimento do formulário ele me colocou como autor e o título da minha obra. Queria saber se há alguma implicação futura, pois o CPF usado foi o dele e não o meu?!

    de muito tentar fazer meu ISBN pela CBL,

    1. Boa tarde Vaneide. Agradecemos o seu contato. Da forma que vocês fizeram o registro, seu irmão ficou como editor do seu livro. Abraços.

  9. Bom dia.
    Tenho uma dúvida. Se publico um livro por capitulo e cada capítulo tem um autor e ainda tem um coordenador. faço o ISBN de cada autor ou faço pelo orientador?

    1. Bom dia! Você pode retirar um ISBN para cada capítulo se eles forem disponibilizados separadamente. Caso contrário, você irá precisar retirar apenas um número de ISBN para o livro no todo. Se forem muitos autores diferentes, você pode registrar apenas o nome do coordenador. Agradecemos sua participação.

  10. Sou um neófito como escritor. Estou em fase terminal de meu primeiro livro. Como proceder para registrar minha obra no ISBN? Sou pessoa física. Não possuo pessoa jurídica (Empresa com CNPJ). Se possível, favor responder para meu e-mail. Grato!

  11. Após falecimento do autor, que não possui herdeiros (trata-se de um padre falecido) pode-se registrar o livro escrito pelo mesmo? Conservando-se o nome do autor e informando que o livro está sendo lançado pós morte.

    1. Olá Jair. Agradecemos o seu comentário. O ISBN pode ser retirado no nome do autor sim. Quanto a isso, não tem muita burocracia. Entretanto, você deve ficar atento quanto aos direitos intelectuais do autor. Por ele ser padre, procure-saber se a arquidiocese (ou entidade correlata) tem algum direito em sua obra. Sugerimos a contratação de um especialista em direitos autorais. Um forte abraço.