Prosa: O gênero literário que vai além da poesia

closeup photo of assorted title books

Olá, leitor! Você já se perguntou o que é a prosa e quais são as suas características? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse gênero literário tão presente em nossa cultura. Acompanhe!

A prosa é uma forma de expressão escrita que se opõe à poesia, pois não segue um ritmo, uma rima ou uma métrica. Se trata de um texto corrido, organizado em frases e parágrafos, que busca transmitir uma ideia, um fato ou uma história de maneira clara e objetiva. Ela pode ser dividida em dois tipos principais. Confira!

Prosa Narrativa

A prosa narrativa é aquela que conta uma história fictícia ou baseada na realidade, com personagens, cenários, conflitos e desfechos. Pode ser encontrada em romances, contos, crônicas, novelas e fábulas. Visa o entretenimento e a criação de um universo próprio.

Exemplo:

“Era uma vez uma menina que tinha um pai muito rico e uma mãe muito doente. A mãe da menina morreu quando ela ainda era muito nova, e o pai casou-se novamente com uma mulher muito má. A madrasta da menina não gostava dela e a obrigava a fazer todo o trabalho da casa. Um dia, a madrasta mandou a menina buscar lenha na floresta e lhe disse que só poderia voltar para casa quando tivesse enchido todo o cesto. A menina foi para a floresta e começou a cortar lenha, mas logo percebeu que não conseguiria encher o cesto sozinha. Foi então que apareceu uma fada madrinha que lhe concedeu três desejos.”

Este trecho é do conto “Cinderela”, dos Irmãos Grimm.

Prosa Demonstrativa

A prosa demonstrativa é aquela que explica algo, que passa um conhecimento ou uma informação sobre algum assunto. Pode ser encontrada em textos didáticos, ensaios, artigos, textos jornalísticos, científicos e técnicos. Visa a educação e a argumentação.

Exemplo:

“A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar em ordem de distância do Sol. É um planeta rochoso e tem um diâmetro de cerca de 12.742 km. A Terra tem uma atmosfera composta principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de outros gases como argônio, dióxido de carbono e vapor d’água. A Terra tem um único satélite natural, a Lua.”

Este trecho é de um texto didático sobre o planeta Terra.

Prosa Poética

Dentro da prosa narrativa, existe uma categoria especial chamada de prosa poética. Ela é aquela que utiliza recursos típicos da poesia, como as figuras de linguagem, as imagens, as sonoridades e o lirismo, para criar um texto com beleza e emoção. A prosa poética não se preocupa tanto com a lógica ou a coerência, mas sim com a expressão dos sentimentos e das sensações.

Exemplo:

“O sertão é do tamanho do mundo. Eu me chamo Riobaldo Tatarana.
E conto coisas que me aconteceram, só por causa da minha vontade
de contar; porque isso me alivia, me desanuvia; porque eu sou assim:
contador de casos.”

Este trecho é do livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Prosa e Crônica

A crônica é um texto curto, escrito em prosa, que aborda acontecimentos do cotidiano, geralmente com um tom humorístico, irônico ou crítico. A crônica pode ser encontrada em jornais, revistas, blogs e outros meios de comunicação.

Um exemplo de crônica é o texto “A inveja”, de Machado de Assis, que narra a angústia de um cão invejoso que não suporta ver as roupas melhores dos outros animais. O autor usa a linguagem coloquial, o humor e a ironia para criticar o sentimento de inveja e suas consequências.

“O cão, que era um cão de raça, e tinha o pelo fino e sedoso, não podia ver os outros animais que passavam pela rua, com as suas roupas vistosas e elegantes. Sentia-se humilhado e triste, e roía-se de inveja. Queria ter também uma casaca de veludo, um chapéu de plumas, uma gravata de seda, uns sapatos de verniz. Mas não tinha nada disso; só tinha o seu pelo fino e sedoso, que lhe cobria o corpo nu.”

Outro exemplo de crônica é o texto “O terror”, de Stephen King, que conta o início de uma história de horror envolvendo um barco de papel e uma sarjeta. O autor usa a linguagem descritiva, o suspense e a imaginação para prender a atenção do leitor e criar um clima de medo.

“O barco de papel deslizava pela sarjeta, levado pela correnteza da água da chuva. Era um barco feito por um menino chamado George Denbrough, que o havia soltado na rua Witcham. George corria atrás do barco, rindo e gritando. O barco era o seu tesouro, o seu brinquedo favorito. Mas havia algo na sarjeta que esperava pelo barco e pelo menino. Algo escuro e malvado. Algo com dentes afiados e olhos amarelos. Algo que se chamava Pennywise, o palhaço dançarino.”

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender melhor o que é a prosa e quais são as suas características. Se trata de um gênero literário muito rico e diverso, que abrange desde os textos mais simples até os mais complexos. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre literatura, não deixe de acompanhar o nosso blog. Até a próxima!