A série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – divulgada nesta quinta-feira (15) – aponta que o setor editorial brasileiro teve uma diminuição de 40% no faturamento real nas vendas ao mercado desde o início da série, em 2006. Também foi constatada uma queda de 3% no faturamento de 2022 em relação a 2021, considerando vendas ao mercado – o faturamento total dessa modalidade é de cerca de R$ 4,1 bilhões. Em 2021, a taxa de crescimento real havia sido de 2,5%. Já a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, com números desde 2019, teve neste ano sua primeira série histórica. Ela apontou um crescimento real de 95% em quatro anos, num mercado que em 2022 equivalia a R$ 224 milhões. As Pesquisas são coordenadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apuração da Nielsen BookData. Em nota, o presidente do SNEL, Dante Cid, afirmou que o setor esperava que o cenário econômico já estivesse mais favorável no ano passado. “No entanto, mesmo com certo distanciamento, a pandemia ainda pesou muito nos resultados”, destaca. Para a presidente da CBL, Sevani Matos, também em nota, a pesquisa mostra a retração do mercado editorial nos últimos 17 anos, refletindo a queda da base de leitores no Brasil, como demonstrou a pesquisa Retratos da Leitura lançada em 2020. “É muito difícil esperar um mercado saudável e pujante em um país que perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores”, afirma. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra e ver as séries.
Fonte: Publishnews