Curitiba sedia a 1ª Bienal Internacional do Livro no Paraná em 2025

Em setembro de 2025, Curitiba irá sediar a 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná. O evento pretende ser o maior do gênero no Sul do Brasil, com mais de 300 atrações na programação. A produção ficará a cargo das produtoras Bia Reiner e Camille Bittencourt, conhecidas pelo trabalho no Festival de Curitiba, e a curadoria será de Lis Alves e do argentino Octavio Kulezs.

A produção da Bienal – que ocorre precisamente de 29 de setembro a 5 de outubro – será de responsabilidade da Cocar Produções Editoriais, que pretende fazer com que o evento transforme a cidade em um grande palco de intercâmbio cultural e literário. Além disso, a produção e comunicação serão conduzidas pela Estilo Editorial Comunicação, tendo à frente as jornalistas Danielle Blaskievicz, Sumi Costa e pela publicitária Marielle Blaskievicz.

A Bienal ocorrerá em uma área de 7 mil metros quadrados, tendo mais de 120 expositores nacionais, agentes e expositores internacionais e cerca de 500 selos editoriais, disponibilizando um acervo de 3 milhões de livros aos visitantes.

Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura, a região Sul do país – diferente das demais – conseguiu manter o seu percentual de leitores desde a primeira edição do estudo, em 2007, quando a penetração de leitores era de 53%. Além disso, a região Sul representa 16% dos leitores do país. Em 2007, esse percentual era de 14%.

Paralelamente ao evento, ocorrerá o I Salão Internacional Profissional do Livro, da Leitura, Literatura e das Bibliotecas, que reunirá profissionais da produção e comercialização de livros, como editores, bibliotecários, representantes de direitos autorais, livreiros, agentes e autores. “A intenção é promover o networking e explorar as oportunidades que os mercados emergentes internacionais oferecem à indústria do livro”, explicou Lis Alves ao Bem Paraná. Ela conta ainda que o Salão será o ponto de encontro ideal para profissionais estabelecerem contatos e descobrirem novas possibilidades no mercado editorial. O evento será realizado em formato híbrido, durante três dias.

Além da Bienal, a I Bienalzinha de Curitiba também fará parte do calendário. O evento, direcionado ao público infantojuvenil, será inspirado no clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, com um espaço exclusivamente projetado para atender aos pequenos leitores e suas famílias.

As informações sobre o evento estão sendo disponibilizadas no Instagram, na conta @bienaldolivroparana.

Fonte: Publishnews