Pela primeira vez no Estádio Municipal Fausto Alvim, a 11ª edição do Fliaraxá terminou no domingo (9) depois de receber quase 200 autores e mais de 25 mil pessoas durante os cinco dias de evento. Com grande parte dos painéis lotados pelo público, o autor nacional foi o grande protagonista desta edição do evento, que teve como tema “Literatura, Educação e Patrimônio”.
Tom Farias, Sérgio Abranches, Sérgio Rodrigues, Paulo Lins, Jeferson Tenório, Carla Madeira, Itamar Vieira Junior e Eliana Alves Cruz – a homenageada deste ano – foram só alguns dos nomes que inspiraram o público ao falar sobre temas atuais e pertinentes. Além de inúmeras falas sobre a importância da literatura, educação e patrimônio – que nortearam a programação – o protagonismo da literatura escrita por autores negros e os debates e diferentes perspectivas sobre o racismo também tiveram destaque.
“O racismo faz parte do chão que a gente pisa, vai aparecer em tudo”, disse Eliana no painel que participou ao lado de Tenório, que por sua vez dividiu com o público como vê esse tema. “O racismo é um subproduto do ódio e, como subproduto, deve ser tratado como algo menor. Se ele aparece entrelaçado na minha história é porque está na estrutura, mas não é o tema”.
O evento também contou com a presença de autores internacionais, como o português Valter Hugo Mãe, o angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto, que dialogaram com escritores brasileiros sobre as diversas formas de expressão da língua portuguesa. Outro destaque foi a participação de crianças e jovens nas atividades do Fliaraxá Kids e do Fliaraxá Jovem, que ofereceram oficinas, contações de histórias, bate-papos e apresentações artísticas para estimular o gosto pela leitura e pela cultura.
O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo escritor e curador Afonso Borges, com o objetivo de promover a literatura e a cultura em Araxá e região. Desde então, o festival se consolidou como um dos mais importantes eventos literários do país, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de valorizar os talentos locais e regionais. O Fliaraxá é realizado pela Associação Cultural Sempre um Papo, com patrocínio da CBMM e apoio da Prefeitura Municipal de Araxá.